ALMOÇOS DE FAMÍLIA

Vêm aí feriados, e feriados pedem Almoços de Família! 🙂 Há inúmeras ocasiões que merecem um Almoço de Família, sejam datas marcadas no calendário oficial ou aniversários. E porque somos como toda a gente, deixamos aqui uma lista dos nossos restaurantes preferidos para Almoços de Família (por ordem alfabética, para não melindrar ninguém). Principalmente em Lisboa e arredores (como sempre), mas não só 😉

ADEGA DO SALOIO (Sintra)
Sintra é possivelmente das zonas com mais restaurantes “virados” para os almoços de família. Pelo seu tamanho, pelo tipo de comida e pelo ambiente. Na Adega do Saloio come-se comida tradicional, bem feita, com muito sabor, num ambiente típico e familiar. Haverá alguma coisa melhor?

ADEGA TÍPICA DA TALA (Mem Martins)
Este era o restaurante onde eu ia com a minha família, quando era pequeno, celebrar todas as ocasiões mesmo especiais. E se tinha significado na altura, depois fui percebendo porque é que é um marco na zona. As doses são gigantes, a comida é toda cozinhada como se da nossa família se tratasse. É o restaurante perfeito para ocasiões onde queremos estar em família… fora de casa.

RESTAURANTE O ALFREDO (Coimbra)
Um daqueles restaurantes tradicionais que dá para almoços de família, de grupos, casamentos, batizados… para tudo um pouco, sempre com boa comida tradicional e regional.

RESTAURANTE ARCOENSE (Braga)
Até pode ser tradicional, mas é um restaurante incontornável em Braga. Comida de conforto, muitos pratos de forno, doses daquelas à séria.

O BARBAS CATEDRAL (Costa da Caparica)
Um local de peregrinação para adeptos do Benfica… e também para quem gosta de uma boa caldeirada ou peixe fresco. E com vista para o mar, em cima da praia, fica ainda melhor.

BRASA DO BAIRRO (Alfragide, Lisboa)
Um restaurante de bairro, com algumas das melhores carnes que temos comido nos últimos anos. Boa grelha, sobremesas deliciosas, excelente carta de vinhos, e um serviço que nos faz sentir em casa. Por isso é que as famílias regressam frequentemente.

RESTAURANTE TÍPICO O CANETA (Ilha Terceira, Açores)
Um spot obrigatório numa visita à Ilha Terceira, nos Açores. Boa comida regional, bom ambiente, ideal para estar com a família.

CANTINA 32 (Porto)
Mesmo na baixa do Porto, é um espaço muito engraçado, com aqueles toques industriais e vintage que resultam sempre bem. Para famílias mais modernas, se quiserem.

CANTINHO DE SÃO PEDRO (Sintra)
E agora começamos a entrar no registo dos restaurantes que nos são próximos… porque eram aqueles onde íamos em família, sempre. O Cantinho de São Pedro é um deles, ao ponto de ainda saberem o que preferimos comer. Serviço que é mais do que serviço, parece família, comida tradicional, num espaço que nos traz o conforto que queremos neste tipo de momentos.

almoços de família

CASA DOS ARCOS SÃO MAMEDE (Maia, Porto)
Fica um pouco afastado de zonas centrais, mas ainda bem. Este restaurante é um achado, muito pela comida mas também pela simpatia contagiante do dono, que nos faz querer voltar com a família toda. vezes e vezes sem conta 🙂

CASA FERNANDA E CAMPINAS (Tavira)
Fica mesmo no meio da Serra de Tavira, e a viagem até é meio complicada. Mas chegar a este restaurante familiar, com comida de conforto, e ser bem recebido, é a melhor coisa do mundo!

CASA NEPALESA (Praça de Espanha, Lisboa)
Pode não ser comida tradicional portuguesa, mas este restaurante é um local de peregrinação de muitas famílias! Comida nepalesa com vários níveis de picante, como se quer, com um ambiente mais português do que seria de esperar.

CASEIRO (Arneiro, Carcavelos)
A sala até pode ter uma cor assim meio… duvidosa, e o serviço ser demasiado formal para os dias de hoje. Mas a verdade é que o Caseiro continua a ser o restaurante de eleição para muitos almoços de família de malta da linha de Carcavelos.

O CORTIÇO (Viseu)
Mesmo na zona histórica da cidade, o Cortiço é daqueles restaurantes tradicionais onde os clientes vão há décadas. Espaço ideal para comer boa comida familiar… em família, claro.

CRUZ DE MALTA (Santa Maria da Feira, Porto)
A poucos quilómetros do Porto, este restaurante é ideal para grupos e famílias, para se poderem partilhar as doses generosas e também provar o máximo de pratos possível.

CURRAL DOS CAPRINOS (Sintra)
Outro clássico na zona de Sintra, e este na Páscoa até faz mais sentido! Restaurante de grupos, habituado a muita gente, com comida daquela muito boa e um cabrito, minha gente, um cabrito do outro mundo!

DAVID DA BURACA (Amadora)
Refeições de família ou de grupo, casamentos, batizados, o David da Buraca é o ideal para esse tipo de eventos. Salas enormes, parque de estacionamento enorme, doses enormes. É daquele tipo de restaurantes “enfarta-brutos”, mas curiosamente a comida não deixa de ter aquele sabor caseiro que adoramos.

almoços de família

DOM JOAQUIM (Évora)
O Dom Joaquim é um daqueles 5 ou 6 restaurantes de que todos se lembram quando se fala em Évora, porque já atingiu esse estatuto. Um restaurante familiar e para famílias, que fazem lá os seus almoços e jantares há gerações.

CERVEJARIA EDMUNDO (Benfica)
Uma marisqueira que é um clássico na zona! Não só pelo marisco, mas pela comida tradicional e ainda pelo naco na pedra, é passar por lá tanto ao almoço como ao jantar e ver o restaurante cheio de famílias em convívio.

ELISEU DOS LEITÕES (Carnide, Lisboa)
Uma descoberta recente, e ainda bem! Situado ali num condomínio em Carnide, aqui há um excelente leitão à moda da Bairrada e, mais do que isso, o melhor Cabrito Estonado que comemos em Lisboa! Para ir com a família e aproveitar um almoço cheio de coisas boas!

eliseu dos leitoes

ESPAÇO AÇORES (Ajuda, Lisboa)
Um restaurante ao qual voltámos há pouco tempo e que provou estar tão bom como nos lembrávamos. Vista para o rio, comida tipicamente açoriana, doses generosas e um serviço sempre simpático e divertido. No fundo, um poco dos Açores em Lisboa.

MARISQUEIRA OS FIALHOS (Tavira)
Querem um sítio para almoçar com a família, mesmo ao lado da Ria Formosa? Então Os Fialhos é a melhor opção! Bom peixe e marisco, serviço com genica, e aquele ambiente festivo que resulta de muitos grupos e famílias de gente da zona.

O JACINTO (Telheiras, Lisboa)
Um clássico em Lisboa, para almoços de família mais… sofisticados, se quiserem. Boa comida portuguesa, com destaque para o magnífico Arroz de Pato!

almoços de família

O JARDIM – SR. LISBOA (São Bento, Lisboa)
É uma espécie de pequeno jardim de Inverno, mesmo no centro de Lisboa. Comida com qualidade, cuidado nos ingredientes, para ir almoçar coma família e sair do registo mais tradicional.

JOÃO DA VILA VELHA (Mafra)
É um espaço pequeno e familiar, mas um dos mais procurados na zona de Mafra. Comida honesta e tradicional, atendimento familiar, tudo aquilo que precisamos num restaurante para ocasiões especiais.

A LÚRIA (Tomar)
Fomos lá por causa da lampreia, mas regressámos por causa de tudo o resto. A simpatia do serviço, a qualidade da comida, os vinhos excepcionais, assim como os preços bastante em conta. E basta entrar no restaurante para perceber que é a escolha óbvia para almoçar com a família.

almoços de família

PIZZERIA MAMMA MIA (Santa Cruz)
Sempre foi um dos habituais de uma das metades deste projeto, para aqueles almoços de família mais despretensiosos, onde eram os miúdos que podiam escolher. E continua a sê-lo para muitas famílias da zona, sem dúvida.

O MERCADO (Alcântara, Lisboa)
Um restaurante dentro de um mercado só pode ser bom sinal. Aqui neste Mercado há boa comida, muita dela vinda do piso de baixo, e o espaço é propício a todo o tipo de grupos e celebrações.

MONTE DA GRACIETE (Évora)
Provavelmente o melhor buffet de comida portuguesa que conhecemos. A variedade é imensa e a qualidade incrível, sendo que a sala dá para centenas de pessoas. Ideal para ir em família para provar o máximo dos pratos. E o melhor de tudo? É estupidamente barato!!!

almoços de família

MUGASA (Aveiro)
É o melhor leitão do Mundo, ponto final. Mas é também uma casa de família, que recebe muitas famílias da zona e de todo o País. É imprescindível ir ao Mugasa pelo menos uma vez na vida!

NOÉLIA (Cabanas de Tavira)
Assim como a entrada em cima, também é essencial ir à Noélia pelo menos uma vez na vida. No Verão é preciso marca com muita antecedência, mas fora de época é mais fácil. A simpatia da própria Noélia é contagiante, e depois a comida fantástica e cheia de sabor faz tudo o resto.

THE OLD HOUSE (Parque das Nações, Lisboa)
Provavelmente o melhor chinês de Lisboa, ou pelo menos o mais sofisticado. Comida excelente, pratos diferentes do habitual, num ambiente cheio de famílias chinesas.

PORTO SANTANA (Alcácer do Sal)
Também conhecido como Tasca do Gino, é um restaurante obrigatório na zona. A comida é toda fantástica, o serviço é 5 estrelas, vão sair de lá a querer voltar em breve.

RECANTO SERRANO (Ajuda, Lisboa)
É o melhor exemplo de um restaurante de bairro e familiar. A dona e a cozinheira, filha e mãe respetivamente, enchem esta pequena sala com amor e alegria, além de comida caseira cheia de alma. É para famílias, para habitantes do bairro, para qualquer pessoa que se queira sentir em casa.

almoços de família

RESIDENCIAL BORGES (Baião, Porto)
O pai recebe, o filho trata da cozinha. Isso até podia bastar, mas depois temos alguns dos pratos mais marcantes que já provámos, tudo num registo tradicional e nortenho, uma garrafeira exemplar e, claro, uma simpatia imensa. A não perder, especialmente no registo de almoços de família.

almoços de família

RESTAURANTE ROMA (Porto)
Um pequeno restaurante tradicional no centro do Porto, com comida muito honesta e familiar. A clientela é maioritariamente repetente e da zona, porque se sente em casa, claro.

RUACANÁ (Loures)
Não tínhamos expectativas e ficámos apaixonados. A comida no Ruacaná é fabulosa, principalmente os pratos de tacho, e o serviço atencioso faz-nos querer regressar sempre que pudermos. Querem almoçar em família na zona de Loures? Então não hesitem!

RESTAURANTE SÃO CRISTOVÃO (Montemor)
Dizemos muitas vezes que é no Alentejo que se encontram as pessoas mais simpáticas, e algumas delas estão neste pequeno restaurante na localidade de São Cristóvão. Em época, o cozido é fabuloso, mas tudo o resto é cozinhado com amor, por isso é pedir sem pensar muito.

SÍTIO DE GENTE FELIZ (Oeiras)
Já nem temos palavras para falar do Sítio. É o restaurante onde vamos mais vezes, porque nos sentimos em casa. A arte de bem receber e de servir comida de conforto, bem regada e com um preço que já não se pratica. Só abre aos almoços e em dias de semana, mas se os feriados calharem a um desses dias, é aproveitar!

sitio de gente feliz

SOLAR DOS AMIGOS (Caldas da Rainha)
Outro nome clássico em todo o País. O Solar dos Amigos é um local de peregrinação de todo o tipo de pessoas, sempre em grupo ou em família, para partilhar as doses enormes que aqui são servidas. Excelentes carnes, mas tudo o resto também não lhes fica nada atrás.

almoços de família

SOLAR DOS PRESUNTOS (Av. Liberdade, Lisboa)
Um dos melhores restaurantes de Lisboa, para todo o tipo de pessoas. As suas várias salas permitem ter sempre muitos grupos e famílias, e depois a comida tradicional com um toque de requinta faz o resto. Excelente carta de vinhos também (para todas as carteiras).

TASCA DO CELSO (Vila Nova de Milfontes)
É incontornável, e reconhecido por todo o País. Passar pela zona sem ir à Tasca do Celso é quase um sacrilégio. A comida continua a ser fantástica, o atendimento também, e por isso é que está sempre cheio. Ideal para almoços de família!

RESTAURANTE TEODORICO (Porto Santo)
O nosso restaurante preferido em Porto Santo. Serviço muito simpático, a melhor espetada que comemos na ilha, um local onde vemos turistas mas também muita gente da zona, porque gosta.

almoços de família

THAI VILAMOURA (Vilamoura)
Sim, um tailandês. Porque não? É um dos restaurantes mais emblemáticos de Vilamoura, especialmente entre clientes locais, que regressam sempre que podem. Porque o espaço é giro e a comida é bem boa!

A TINA (Loures)
Aqui está tudo em família! Não só os grupos que ocupam as mesas, mas mesmo quem trabalha no restaurante: pai, mãe e as três filhas (duas delas gémeas). Comida tradicional, com destaque para os cortes de carne muito bem trabalhados na grelha.

almoços de família

A VALENCIANA (Amoreiras, Lisboa)
Aos fins-de-semana são muitas a mesas deste restaurante ocupadas com famílias. O frango assado é o ex-libris, mas na generalidade a comida é toda bastante boa. E os preços também 😉

VOLVER DE CARNE Y ALMA (Lumiar, Lisboa)
Porque a nossa família também merece ser bem tratada, e não há restaurante melhor para isso do que o Volver. O nosso restaurante preferido em Lisboa, ideal para jantares românticos e, num polo oposto, para almoços em família pequena, cheios de charme e com carnes maravilhosas.

almoços de família

XXL BY OLIVIER (São Bento, Lisboa)
Para famílias mais abastada, digamos assim, mas um restaurante familiar. Olivier da Costa pegou neste clássico lisboeta e elevou-o a um nível ainda mais requintado, um local onde podemos levar a família numa ocasião mesmo especial.

1 comentário em “ALMOÇOS DE FAMÍLIA”

  1. Conheço algumas destas casas, donos e staff algumas delas vão na 3ª geração como é o nosso caso, todas as que conheço têm um denominador comum que é a paixão pelo que se faz e são estes miminhos que nos fazem a continuar a bem servir ao longo de décadas. Pelo lado que nos toca um muito obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.