A TASCA (Ponta Delgada, Açores)

Restaurante A Tasca ilha são miguel açores
Partilha!

(provavelmente) o Melhor Restaurante de Ponta Delgada!

Ainda íamos no táxi para o aeroporto em Lisboa e já o motorista nos estava a recomendar A Tasca, em Ponta Delgada. Literalmente interrompeu a nossa conversa animada sobre os próximos dias nos Açores para nos dar dois conselhos que se revelaram bastante interessantes: “têm que ir à Tasca e não vão comer cozido ao Tonys!”. Escrevemos as dicas e seguirmos para o nosso voo para os Açores. Depois de uns dias na Ilha Terceira, passámos para São Miguel e decidimos que o nosso primeiro jantar seria logo nesse tão famoso A Tasca.

Ora, a primeira coisa que não sabíamos é que não se come n’A Tasca sem marcação. Apesar de estar aberto até às 2 praticamente todos os dias, é preciso reservar. Obrigatório! Não é preciso dizer que batemos com o nariz na porta neste primeiro dia, mas deixámos logo uma reserva feita para o dia seguinte (e, por sugestão da senhora que nos atendeu, fomos à Taberna Açor – sobre o qual podem ler aqui). E, no dia seguinte, voltamos para experimentar então A Tasca.

Restaurante A Tasca ponta delgada açores

Mal se entra no restaurante percebe-se que é completamente despretensioso, mas não é uma tasca normal. É uma tasca com bom gosto, e com gente de todas as faixas etárias e estilos. Desde jantares de grupo, a casais em jantar romântico, a jantares de gala com pessoas vestidas a rigor! Há de tudo, mas nunca deixa de ser acolhedor e simpático.

O serviço é algo que já não víamos há muito muito tempo. Jovens, divertidos, sempre a meterem-se com toda a gente mas sem serem demasiado intrusivos. Entregam-nos a ementa que é também um “recuerdo”: em forma de jornal, com uma fotografia da equipa na primeira página.

Restaurante A Tasca ponta delgada açores

Explicam-nos depois quais são os peixes do dia e quais aqueles que aconselham. Há muita coisa diferente do que temos no Continente, e ainda bem! Optámos por um peixe porco (quem nos atende diz que é tão bom que mesmo ele, que não gosta de peixe, adora aquele) e uns lombos de atum. Mas já lá vamos…

Restaurante A Tasca ponta delgada açores

Para entrada pedimos uma alheira de Santa Maria com batata doce e inhame, uma batata recheada com queijo da ilha e enchidos regionais, polvo com compota e um crocante de amêndoa, queijo e mel. Não sabendo bem por onde começar uma coisa é certa: era tudo excelente. A alheira era grelhada, seca e deliciosa sem ser enjoativa. A batata recheada era um bomba, mas muito saborosa. O polvo muito tenro e com a compota para lhe dar uma doçura engraçada e o crocante que já era mais normal, mas não deixou de ser bom. Um maravilhoso começo!

Restaurante A Tasca ponta delgada açores

Restaurante A Tasca ponta delgada açores

Depois, o tal peixe porco. Uma verdadeira surpresa, com o peixe muito delicioso e bem trabalhado na grelha, acompanhado por umas simples batatas cozidas, puxadas ao sal. Por outro lado, os lombos de atum, apesar de mais “normais”, estavam muito saborosos, muito por causa da frescura do peixe. Acompanhavam com inhame, que é um tubérculo com um sabor muito peculiar.

Restaurante A Tasca ponta delgada açores

Restaurante A Tasca ponta delgada açores

Terminámos em beleza com um bolo de ananás e um pudim de inhame (sim, outra vez) que são, no mínimo, sublimes. Sabores excelentes, e no caso do último, surpreendentes!

Restaurante A Tasca ponta delgada açores

Restaurante A Tasca ponta delgada açores

O taxista que nos levou ao aeroporto em Lisboa disse-nos logo, e acabámos por comprovar: A Tasca é uma paragem obrigatória em Ponta Delgada, não só pela comida a preços justos como pelo serviço fora de série. Foi o nosso restaurante preferido destes 5 dias que passámos em São Miguel, tanto que ainda lá voltámos uma segunda vez!

Preço: 20€ pessoa (entrada, vinho, prato sobremesa)
Informações & Contactos:
Rua do Aljube, 20 | 9500-049 Ponta Delgada | 296 288 880

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta